Resumo

Objetivou-se comparar a prática de atividade física, o comportamento sedentário e a aptidão física entre escolares de período integral e parcial. A amostra foi composta por 72 escolares (9 a 12 anos), sendo 34 de período integral, os quais responderam um questionário sobre atividade física, comportamento sedentário e características sóciodemográficas. Também foram coletadas informações sobre a maturação sexual, composição corporal e aptidão física dos escolares. Os dados revelaram que as meninas de período integral apresentaram menor tempo diário dispendido com comportamento sedentário em comparação às meninas de período parcial (p < 0,05). Nas variáveis antropométricas, foram encontrados valores significativamente inferiores de % Gordura para os meninos de período integral. Em relação aos testes motores, foram identificadas diferenças significativas nos testes sentar e alcançar, salto horizontal, medicine ball e quadrado, com desempenho superior para os alunos de período integral. Da mesma forma, as meninas de período integral demonstraram um desempenho significativamente superior nos testes salto horizontal e quadrado quando comparadas a seus pares. Conclui-se que os escolares de período integral apresentam menor tempo gasto em comportamento sedentário e melhores índices de aptidão física, na maioria dos testes utilizados, independentemente do gênero sexual.

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