Atividade Física, Comportamento Sedentário e Aptidão Física de Escolares: Comparação Entre Período Integral e Parcial
Por Waynne Ferreira de Faria (Autor), João Paulo de Farias (Autor), Enio Ricardo Vaz Ronque (Autor), Claudinei Ferreira dos Santos (Autor), Antonio Stabelini Neto (Autor), Rui Gonçalves Marques Elias (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 17, n 4, 2015. Da página 1 a 11
Resumo
Objetivou-se comparar a prática de atividade física, o comportamento sedentário e a aptidão física entre escolares de período integral e parcial. A amostra foi composta por 72 escolares (9 a 12 anos), sendo 34 de período integral, os quais responderam um questionário sobre atividade física, comportamento sedentário e características sóciodemográficas. Também foram coletadas informações sobre a maturação sexual, composição corporal e aptidão física dos escolares. Os dados revelaram que as meninas de período integral apresentaram menor tempo diário dispendido com comportamento sedentário em comparação às meninas de período parcial (p < 0,05). Nas variáveis antropométricas, foram encontrados valores significativamente inferiores de % Gordura para os meninos de período integral. Em relação aos testes motores, foram identificadas diferenças significativas nos testes sentar e alcançar, salto horizontal, medicine ball e quadrado, com desempenho superior para os alunos de período integral. Da mesma forma, as meninas de período integral demonstraram um desempenho significativamente superior nos testes salto horizontal e quadrado quando comparadas a seus pares. Conclui-se que os escolares de período integral apresentam menor tempo gasto em comportamento sedentário e melhores índices de aptidão física, na maioria dos testes utilizados, independentemente do gênero sexual.