Resumo

As atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN) constituem uma realidade no mundo atual e vêm ganhando cada vez mais adeptos as suas modalidades, seja pelo desafio, pelos valores inerentes ou pelo prazer proporcionado pela sua prática. Embora existam diferentes denominações como Esportes Radicais, Ecoesportes ou Esportes de Aventura, as AFAN`S podem ser consideradas como um resgate da cultura humana primitiva, onde os homens viviam em pleno contato com a natureza e seus desafios. Neste sentido, o estudo apresentará uma contextualização sobre as questões relacionadas às práticas de aventura na natureza, apresentando modalidades como: a escalada, o rapel, o arvorismo, a trilha, corridas de aventura e orientação, estabelecendo uma relação, destas com as propostas da Educação Física escolar. Esta discussão parte do contexto encontrado atualmente na escola, onde existe uma grande adesão ao esporte meramente reproduzido nos meios midiáticos, tanto por profissionais de Educação Física quanto por instituições de ensino, novas concepções procuram tratar o esporte como mecanismo de educação, ou seja, utilizado o mesmo não para promover novos atletas, mas sim com o intuito de transmitir, através de sua prática, culturas corporais de movimento, bem como valores e condutas inerentes às modalidades esportivas. Procurase tratar do esporte inclusivo, que não vise promover a seleção dos mais habilidosos, mas integrar e envolver a todos num contexto educacional (Korsakas, 2002).