Resumo

Objetivo: Analisar o nível de atividade física (NAF) de estudantes universitários do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e identificar as mudanças ocorridas no NAF em estudantes universitários durante os dois primeiros anos de curso de graduação. Métodos: Foram avaliados 92 universitários, de ambos os sexos, no início do primeiro e no final do segundo ano do curso de graduação. O NAF foi mensurado através do Questionário Internacional de Atividade Física (International Physical Activity Questionnaire – IPAQ; versão 8, forma curta, última semana). Para análise estatística utilizou-se o teste do qui-quadrado (p<0,05). Resultados: A prevalência de universitários insuficientemente ativos no início do primeiro e final do segundo ano de graduação foi de 7,6% e 12,6%, respectivamente. Contudo, este aumento na proporção de universitários insuficientemente ativos não foi estatisticamente significativo (p>0,05). Conclusão: O aumento da proporção de universitários considerados insuficientemente ativos durante os dois primeiros anos do ensino superior, embora não significativo, é preocupante, especialmente porque esta proporção pode aumentar ainda mais no decorrer do curso. Desta forma, recomenda-se que a Universidade promova ações que possibilitem e estimulem modos de vida mais ativos durante o ensino superior com consequente melhora da saúde e qualidade de vida do estudante universitário. Pesquisas futuras com amostras maiores e que acompanhem os universitários durante todo o curso de ensino superior são encorajadas.

 

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