Resumo

A atividade física pode desempenhar um papel crítico e efetivo na saúde e autoestima da população em geral. No entanto, a pesquisa sobre a associação entre a participação em atividade física e a autoestima em pessoas com deficiência física em países não ocidentais, especialmente na Arábia Saudita, é limitada.

Objetivo:

Analisar os níveis de autoestima em pessoas com deficiência física na Arábia Saudita e examinar a relação entre a participação em atividade física e a autoestima nesse grupo.

Métodos:

Uma amostra de participantes (N = 292) composta por indivíduos sauditas com deficiência física (homens n = 201; mulheres n = 91), com idades entre 18 e 59 anos (M = 36,08 anos; DP = 10,64), foi recrutada para participar deste estudo. Os níveis de autoestima foram medidos usando a versão árabe da Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES).

Resultados:

A análise estatística mostrou que a autoestima geral dos participantes foi moderada (M = 3,14; DP = 0,56). Uma regressão linear múltipla stepwise demonstrou que a participação em atividade física (medida por dias por semana) foi o único preditor da pontuação total da escala RSES (ß = −0,304; p = <0,001).

Conclusões:

Os resultados sugerem que a participação em atividade física é um preditor estatisticamente significativo dos níveis de autoestima em pessoas com deficiência física na Arábia Saudita. Portanto, é essencial aumentar a conscientização sobre a importância da participação em atividade física entre as pessoas com deficiência física. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos Resultados do Tratamento.

Acessar