Atividade Física e Grupos Sociais Específicos: as Informações Geradas no Grupo de Saúde Coletiva/ Epidemiologia e Atividade Física
Por Aguinaldo Gonçalves (Autor), João Paulo Bofin (Autor), Edgard Matiello Júnior (Autor), Marcelo Conte (Autor), Henrique Luís Monteiro (Autor).
Resumo
Aptidão Física vem se mostrando frequentemente veiculada em sua intersecção com a Saúde. No entanto, alguns elementos importantes têm sido proporcionalmente desprezados nesta relação, fundamentalmente quando no âmbito da Saúde Coletiva. De forma a tentar contribuir para a discussão dessas relações, o Grupo de Saúde Coletiva/ Epidemiologia e Atividade Física. FEF,Unicans, produziu, em seus nove anos de existência, 160 trabalhos, sendo que em torno de 50 voltam-se à abordagem do efeito da Atividade Física junto a Grupos Sociais Específicos. Á série de trabalhos aponta dados que envolvem o significativo efeito de fatores da realidade sócio-econômica, como gênero e faixa etária das populações estudadas, reiterando o quanto a Saúde tem se mostrado de necessária requisição de esforços multi-profissionais e invulnerável a medidas intra-setoriais.