Atividade física e percepção de esforço por gênero em educação física e recreio de alunos mexicanos
Por Javier Arturo Hall-López (Autor), Paulina Yesica Ochoa-Martínez (Autor), Fernando Meza Correa (Autor), Cristhian Emmanuel López Campos (Autor), Pedro Sáenz-López Buñuel (Autor).
Resumo
Problema: Evidência científica relacionada ao gênero mais sedentária em meninas. Objetivo: comparar por gênero atividade física moderada a vigorosa, taxa de gasto energético, freqüência cardíaca e percepção de esforço em estudantes de terceira e quarta série durante a educação física e recreio. Método: 65 alunos (idade 8,7 ± 0,4 anos) participaram, avaliando 16 classes de educação física e recreação usando como instrumentos o sistema para observar o tempo de instrução da atividade física, medidor de pulso polar® e a tabela de classificação gráfica de esforço para crianças. Resultados: O teste t-Student relatou diferenças significativas na educação física com médias mais altas em homens do que mulheres com atividade física moderada a vigorosa (0,001), taxa de gasto de energia (0,002) e frequência cardíaca (0,005). Conclusão: Com base nos resultados, conclui-se que a intensidade da atividade física é maior em meninos, é importante fornecer feedback sobre como ensinar a aula de educação física com estratégias didáticas e conteúdo que envolvem equitativamente as meninas na atividade física.