Resumo

Objetivou-se identificar a evidência quanto às associações entre atividade física (AF) e saúde mental (SM) em adolescentes escolarizados brasileiros. Trata-se de um estudo de Revisão Sistemática. Os estudos foram selecionados em português e inglês e identificados por meio de uma busca sistemática em seis bases de dados eletrônicas: PubMed, Web of Science, SPORTDiscus/Ebsco, ScIELO, ERIC, e LILACS, que compreendeu publicações até o final de 2019. Os critérios de inclusão foram: estudos com um desenho de coorte, descritivo de caráter exploratório, transversal, ou qualitativos; realizados com crianças e adolescentes; estudos que analisaram a relação entre AF e SM; estudos que investigaram adolescentes que praticavam AF nas escolas; estudos realizados no Brasil e os que obtiveram a pontuação mínima estabelecida de 60% conforme os critérios da qualidade metodológica do instrumento STROBE. A Educação Física oferecida no currículo da educação básica tem um efeito protetor sobre a SM no ambiente escolar. Além disso, mais de 300 min/semana de AF foi associado positivamente com a SM. Algumas associações foram negativas entre a AF e a SM, tais como: tempo excessivo de TV; isolamento social; insatisfação com o peso corporal. A AF escolar está associada positivamente à SM por promover bem-estar físico e psicológico, impactando na redução dos índices de problema de insônia, atenuando a solidão e melhorando a aparência física.

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