Resumo

São crescentes os estudos sobre atividade física de crianças pré-escolares, embora apresentem discrepâncias referentes às intensidades das atividades. Muitas crianças passam o dia nos Centros de Educação Infantil e pré-escolas, fato que se dá devido ao aumento da presença da mulher no mercado de trabalho. Assim, o objetivo do presente estudo foi descrever as intensidades de atividade física de pré-escolares, por acelerometria, e descrever o ambiente e a rotina, bem como suas correlações. O estudo foi realizado em oito Centro Municipais de Educação Infantil das cinco regiões da cidade de Londrina, PR, com crianças matriculadas em 2013 nos Ensino 4, 5 e 6, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 6 anos. Para a coleta de informações sobre a atividade física, foram utilizados acelerômetros da marca ActiGraph fixados na cintura das crianças, por cinco dias consecutivos, somente no período de permanência nos centros. Foram coletadas informações sobre a condição socioeconômica da família, nível de atividade física dos professores, informações sobre o ambiente escolar e rotina dos centros. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do Software SPSS versão 20.0. Os dados foram apresentados em média e desvio padrão. O teste de Qui-quadrado e o teste exato de Fisher foram empregados para verificar possíveis associações entre as características dos sujeitos. O teste de correlação de Spearman foi empregado nas variáveis relacionadas à rotina escolar e os resultados do acelerômetro. Foi considerado um nível de significância de p<0,05 para todas as análises. Os resultados indicam que as crianças permanecem em atividades sedentárias na maior parte de sua permanência semanal nos centros, sendo o maior pencentual de atividades realizadas em ambiente internos. A utilização de parques, pátios e salas de recreação internas foram relacionados com AFLM dos pré-escolares.

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