Atividade Física Regular e Prática Esportiva na Composição e Metabolismo Corporal: ABCD Growth Study

Por: Andréa Wigna Pereira de Jesus, Rafael Luiz de Marco, Ricardo Ribeiro Agostinete, Rômulo Araújo Fernandes, Santiago Maillane-vanegas e Yuri Ventura Faustino da Silva.

XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


.Resumo

A atividade física (AF) e a pratíca esportiva (PE) corroboram a benefícios a saúde, incluindo aspectos cardiovasculares e metabólicos. Existem dúvidas no impacto da atividade física realizada por atletas fora do esporte em variáveis de saúde. A literatura busca entender os impactos da AF e PE na composição e metabolismo em adolescentes. Estudo composto por 68 adolescentes (24 meninas) divididos: 42 esportistas (ESP) e 26 adolescentes no grupo controle (CT). Os adolescentes foram divididos em suficientemente ativos e insuficientemente ativos ( ≥ 60 minutos/dia de atividade moderada/vigorosa, não considerando a prática esportiva) utilizando acelerômetro V800, sendo 26 ativos e 42 insuficientemente ativos, respectivamente. Comparações foram realizadas utilizando ANCOVA ajustadas por idade cronológica, maturação somática e sexo. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.