Resumo
O presente trabalho tem como objetivo levantar, analisar e discutir o conhecimento e abordagem de professores de Educação Física do ensino fundamental do Estado de São Paulo, em relação ao tema ?Atividade Física e Saúde", professores estes inscritos no Curso de Educação a Distância em Exercício Físico e Saúde, oferecido pelo Núcleo de Educação a Distância em Exercício Físico e Saúde NEDEFS/FEF/UNICAMP, os quais desempenham atividades educacionais em escolas rurais, municipais, estaduais, particulares e entidades de formação etc, abrangendo um total de 32 municípios e atingindo 90 professores destas escolas. Este trabalho visa atingir também os alunos, que ?podem e devem" ser conscientizados sobre a importância do conhecimento e da prática de atividade física diária, como fator primordial na promoção da saúde, de lazer e de bem estar físico e mental, procurando enfatizar a questão das DCNT's (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), responsáveis por milhares de internações e óbitos no país e no mundo e que oneram os cofres públicos em milhões. Diante destas questões, ou seja, das doenças crônico degenerativas e dos fatores de risco, questiono que deve-se repensar a disciplina Educação Física Escolar e seus conteúdos aplicados e ministrados nas escolas atualmente, salientando portanto que esta pode e deve contribuir nesta proposta de discussão e conscientização durante as abordagens nas aulas teóricas e práticas, pois certamente, não é com o simples liberar de material (bolas), para que os alunos possam "jogar" futebol, vôlei, basquete, ou "brincar" de queimada que estes alunos irão tomar consciência da importância desta prática dentro e fora do ambiente escolar. Mas, certamente será oferecendo a eles, oportunidades de conhecimento de temas como sedentarismo, diabetes, pressão arterial, estresse, ou seja, dos fatores de risco, expondo também ao educando uma maior compreensão de como, quando, onde e porque devem participar das aulas de Educação Física, e ainda, conscientizando-os sobre a continuidade destas práticas fora do ambiente escolar, de preferência nos clubes, nas academias, nas escolinhas, nos parques, nas praças, ruas, etc, buscando inclusive resgatar a cultura e a originalidade das saudáveis brincadeiras de rua, como, por exemplo, pular corda, pular amarelinha, soltar pião, jogar bola de gude, brincar de pega-pega, soltar pipa, entre outras