Resumo

A Educação Física Adaptada, que visa especificamente desenvolver atividades físicas para pessoas com necessidades especiais, vem ampliando seu campo de atendimento e estimulando cada vez mais profissionais da educação e saúde a atuar profissionalmente com esta clientela. Dentre as atividades desenvolvidas para pessoas com necessidades especiais, ressaltamos as atividades aquáticas para portadores de deficiência física. O objetivo deste estudo foi diagnosticar a forma de trabalho aplicado nos locais que desenvolvem atividades aquáticas para crianças portadoras de deficiência física na faixa etária de 6 aos 12 anos na cidade de Joinville e verificar o perfil do profissional que atua nesta área. Apresentando os benefícios da atividade aquática e efeitos fisiológicos e terapêuticos. Fizeram parte da população desta pesquisa 13 estabelecimentos entre, escolas de natação, clínicas de fisioterapia e academias de Educação Física que desenvolvem a atividade aquática, ou seja, hidroterapia e natação. Aamostra é constituída de 04 locais. Como instrumento de medida foi realizada uma entrevista, semi-estruturada com questões pautadas na temática apresentada, com os profissionais responsáveis por tal atividade. Apartir das análises das entrevistas constatouse que o trabalho desenvolvido pelo profissional de Educação Física reforça às atividades lúdicas e visa a necessidade do desenvolvimento global para a formação do indivíduo. Enquanto que o atendimento dos profissionais da Fisioterapia, tem enfoque na patologia, visando melhora do quadro físico. Por haver mais profissionais de Fisioterapia o trabalho em Joinville caracterizase como terapêutico, não havendo uma preocupação em promover atividades que visam formação global da criança.