Sobre
Prefácio
O que está feito é porque foi feito; o fizeram, alguém o fez. E se foi feito, não estava feito antes; faltava. Faltava a quem o fez e, porventura, a outros relevantes – daí, fazer falta a quem o fez e a outros, mesmo que ainda o não saibam. Porque, se não, se não fizesse falta, se não fosse importante contar as suas entranhas, os pensamentos de quem o urdiu, não haveria razão para fazê-lo. Foi o que aconteceu com este livro, coordenado pela professora Marília Freire e pelo professor Roberto Maciel. Um livro que se fez por se ter mostrado importante que fosse feito; por se ter percebido serem necessários “outros olhares” – diferentes e novos – sobre as “atividades aquáticas”. Olhares novos, diversos, plurais; olhares inesperados e às vezes fraturantes. Olhares centrados na prática concreta, mas na prática do serviço, da extensão à comunidade focada não só no ensino, mas também na promoção da saúde e da qualidade de vida. Uma prática jogada, aparentemente – mas só aparentemente! – menos estruturada que a tradicional, mais abrangente e incorporando morfologias diversas, por isso também polissémica, mais rica, mas não menos centrada na pesquisa e na exploração de novos territórios – atrevida, como sempre que nos adentramos pelo menos conhecido…
SUMÁRIO
7 Prefácio
J. Paulo Vilas-Boas
11 Apresentação
Marília Freire
19 Reflexões iniciais
Eliene Maria da Silva
21 Contribuições da pedagogia do esporte para o ensino das atividades aquáticas
Diego Luz Moura
31 Pedagogia da natação: estratégias e técnicas de ensino para a aquisição de habilidades aquáticas
Ricardo J. Fernandes e Susana Soares
47 Aprendizagem motora: fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras e o ensino dos nados
Andrea Michele Freudenheim
67 A aquisição de habilidades motoras aquáticas por meio do jogo
Marília Freire, Nilene da Silva Sena e Nivalda Pereira Coelho
81 Atividades de aventura em meio líquido: possibilidades pedagógicas
Gisele Maria Schwartz e José Pedro Scarpel Pacheco
atividades-aquaticas-Book.indb 5 16/11/20 16:43
97 Os princípios básicos do jogo no processo de ensino e treino do polo aquático
Sofia Canossa, Júlio Garganta e Ricardo J. Fernandes
115 Video games e atividades aquáticas
Gisele Maria Schwartz e Renata Laudares Silva
129 Atividades aquáticas e promoção da saúde: uma revisão sistemática
Roberto Tosta Maciel, Natasha Cordeiro dos Santos e
Daniel Deivson Alves Portella
145 “Ti-bum” e a construção da identidade docente
Deise Maíra Silveira Moreira e Marília Freire
169 Inclusão no projeto “Ti-bum”: concepção dos estagiários
Ana Flávia Rodrigues Montalvão e Marília Freire
191 Experiências do projeto “Ti-bum” no processo de formação docente em Educação Física
Marília Freire
201 Significações de extensão universitária constituídas pelos estudantes de Educação Física
Nilene da Silva Sena e Marília Freire
223 Sobre os auto