Atividades Aquáticas na Infância: Umaproposta Detrabalho a Partir da Estimulaçáo Motora
Por Isabel Martins Sfredo (Autor), Claudia Terezinha Quadros (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este estudo objetiva desenvolver atividades motoras no meio líquido, utilizando a Teoria de Especialização Motora de Krebs (1993), mais precisamente a fase de estimulação motora, caracterizada pelas atividades que desenvolvem-se em um sistema totalmente aberto, não existindo o errado, apenas maneiras diferentes de interpretar um mesmo estímulo. Fizeram parte deste estudo 10 crianças, três do sexo feminino e sete do sexo masculino; divididos em dois grupos: de 05 - 07 e 08 - 10 anos. As atividades foram desenvolvidas no Parque Saúde - Centro de Atividades Físicas, localizado no município de Santa Maria/RS. As aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de 45 min cada sessão. Primeiramente desenvolveu-se, os fundamentos básicos da natação: equilíbrio, respiração, flutuação, sustentação e propulsão. Para o ensino desses fundamentos, usou-se como estratégia de ensino, uma esfera diversificada de vivências corporais, incentivando a combinação de movimentos através da estimulação motora. As sessões foram filmadas, analisando a progressão das crianças, no desenvolvimento dos fundamentos básicos da natação. Após análise das filmagens, verificou-se que utilizando um sistema totalmente aberto, respeitando as diferentes respostas motoras, as crianças assimilaram e desenvolveram um repertório motor significativo, ou seja uma boa adaptação ao meio líquido. Sendo assim, acredita-se que essas vivências possibilitaram o enriquecimento de um repertório motor, permitindo às crianças movimentarem-se com segurança e liberdade no tempo e no espaço, resgatando o caracter lúdico, através de jogos e brincadeiras. Acredita-se na relevância desta teoria, no sentido de estruturar uma metodologia para atividades no meio aquático, principalmente na fase de adaptação.