Resumo

A presente pesquisa, fundada nos pressupostos teóricos existentes e em nossa prática, teve como objetivo elaborar uma proposta de atividades aquáticas para crianças portadoras de deficiências com crianças normais, propiciando a adaptação ao meio-líquido. Para a realização deste estudo selecionamos 4 crianças portadoras de deficiência: 1 menino e 1 menina portadores da síndrome de Down, 2 meninos com paralisia cerebral e 3 meninos normais. Este estudo apresentou como característica a inclusão social do portador de deficiência, por meio da participação das crianças portadoras de deficiência juntamente com crianças normais. Como pré-requisitos, exigiram-se tivemos a participação dos pais (PM) das crianças e o fato de nenhuma delas ter participado anteriormente de programa de atividades aquáticas.As aulas foram realizadas durante oito meses e observaram os resultados através de vídeos e anotações em fichas. Utilizamos a pesquisa qualitativa através de um estudo de caso, como abordagem metodológica. Os resultados mostraram a participação de crianças normais com crianças portadoras de deficiência e respectivos pais (PM), numa dinâmica interpessoal que acreditamos ser importante no processo de inclusão social de crianças portadoras de deficiência. Como resultado ainda destacou-se a passagem pelas várias etapas propostas tanto pelas crianças normais como pelas portadoras de deficiência, demonstrando a viabilidade do método proposto. Concluímos que é possível elaborar um programa de atividades aquáticas para crianças portadoras de deficiência juntamente com crianças normais, desde que respeitemos a individualidade de cada um.

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