Atividades de Aventura na Educação Física Infantil
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
As atividades de aventura tem se mostrado uma boa alternativa para diversificar o
conteúdo das aulas Educação Física Escolar. Está presente em escolas na Europa,
Estados Unidos da América e há algum tempo no Brasil, firmando-se como
componente da cultura corporal do brasileiro. Na Educação Infantil pode ser utilizada
como estratégia para atingir os objetivos da educação física. O presente estudo
apresenta um relato de experiência das atividades de aventura realizadas nas aulas de
educação física do NURI-CEPEUSP, durante o segundo semestre de 2005. O grupo
era compostos por 12 crianças, entre 5 e 6 anos. O objetivo geral foi apresentar
atividades de aventura, seus conceitos básicos, normas de segurança e possibilidades
de prática como estratégia para o desenvolvimento de habilidades motoras
fundamentais. As atividades foram corrida de orientação e técnicas verticais. A corrida
de orientação teve como objetivo despertar a noção de ponto de referência e executar
habilidades motoras básicas de locomoção; foram 5 aulas: de reconhecimento do
local (3), reconhecimento e produção de mapa (1) e localização utilizando um mapa
rudimentar (1). Em técnicas verticais o objetivo era respeitar a questão do medo de
altura, conhecer as normas de segurança e executar habilidades motoras básicas de
estabilização. Foram 5 aulas: vivência de rapel (1), Escalada alternativa (brinquedo
de trepar e árvores -3). E vivência em ginásio de escalada (1), onde subiram paredes
com 10m de altura. A avaliação foi realizada através de relatório de observação e
registro das aulas em desenhos. As crianças mostraram-se altamente motivadas,
participavam ativamente das aulas. A questão do medo foi discutida com o grupo e
os mais corajosos se propuseram a auxiliar os demais. As habilidades motoras básicas
de locomoção e estabilização foram realizadas no decorrer das aulas e alguns alunos
apresentaram melhora em seu estado de desenvolvimento. Os desenhos mostraram
claramente que as crianças compreenderam a idéia de ponto de referência e segurança
em altura.A proposta mostrou-se uma boa estratégia para desenvolver os conteúdos
e atingir os objetivos da Educação Física Escolar.