Atividades Cantadas, Uma Proposta Pedagógica: Relato de Experiência na Escola Doutor José Queiroz – Jaboatão dos Guararapes/PE
Por Andrea Paiva (Autor), Renato Fernando Cabral da Silva (Autor), Luiz Albérico de M. Silva (Autor), Joaquim J. dos Santos Silva (Autor), Fabíola Viana de Melo (Autor).
Resumo
Na sociedade contemporânea é nítida a redução do contato das crianças com as atividades cantadas. Esta mudança deve-se ao processo de transformações advindas com a Revolução Industrial e por conseguinte com o capitalismo, fator fundamental para valorização do trabalho em detrimento ao Lazer. As atividades cantadas podem ser caracterizadas como um conjunto de brincadeiras ritmadas que proporcionam: ludicidade, cooperação, integração, respeito mútuo e prazer aos participantes. O presente relato de experiência é fruto da disciplina de Currículos, Programas e Planejamento em Educação Física. O objetivo deste estudo é apresentar a vivência das atividades cantadas nas aulas de Educação Física de 1ª a 4ª série do ensino fundamental I. A técnica metodológica apresentada é bibliográfica e descritiva de campo. O resultado mostrou que as atividades cantadas são uma proposta pedagógica positiva por resgatar elementos ricos e significativos para o desenvolvimento do universo infantil.