Atividades circenses em Ribeirão Preto-SP: a formação de seus instrutores
Por Fernando Eidi Yoshimura (Autor), Myrian Nunomura (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
A partir da década de 1970, houve reconstrução dos conceitos de circo até então conhecidos, desde espaço físico à dinâmica do espetáculo. A nova concepção de circo abrangeu outros objetivos que o performático e artístico, como social, recreativo e educativo. Além disso, esse conhecimento extrapolou as famílias circenses e surgiram centros de ensino de circo e houve crescimento significativo em estudos científicos na temática a partir da década de 1990. O presente estudo analisou a formação de educadores e instrutores de atividades circenses atuantes na cidade de Ribeirão Preto/SP. Para a metodologia, foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory), cuja amostragem final foi composta por 11 instrutores de atividades circenses. Os dados foram coletados por meio de um questionário e entrevista semi-estruturada. A formação acadêmica predominante entre os instrutores foi na área de Educação Física, e também em Artes Cênicas, Farmacêutica-bioquímica e Teologia. Há aqueles instrutores que iniciaram, mas não concluíram o curso superior. A formação em Educação Física e Artes Cênicas foi motivada pela atuação em atividades circenses. E, essa influência das áreas reflete a abrangência do circo com diferentes linguagens. O intervalo de tempo entre o contato com as atividades circenses e o início da atuação como instrutor foi, em maior parte, de até dois anos. Esse tempo é bem breve para formação e preparação de instrutores seja pelo ensino formal ou não formal, porém, poderia ser explicado pela rápida expansão do campo e escassez de recursos humanos.