Atividades Circenses na Educação Física: Possibilidades e Limites Para a Educação Infantil
Por Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Adria Maria Messias (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as possibilidades e os limites que emergiram da implementação de uma Unidade Didática de Atividades Circenses. De natureza qualitativa, do tipo Pesquisa Participante, foi realizada com uma turma da 2ª etapa da Educação Infantil. Como instrumento de construção dos dados utilizou-se o Diário de Campo, norteado por um roteiro para a realização dos registros observados durante as aulas. Os dados construídos foram tratados por meio da análise de categorias de codificação - codificação simples. Os principais resultados evidenciaram que: 1) diversos recursos (vídeos, músicas, fantasias) e materiais (de baixo custo ou recicláveis) possibilitaram a imersão dos alunos no universo circense; 2) algumas limitações (falta de uma estrutura física adequada, os eventos extras e a necessidade de tempo/quantidade maior de aulas) influenciaram o desdobramento das aulas, mas não prejudicaram o processo ensino e aprendizagem. Desse modo, confirmou-se a viabilidade e potencialidade do ensino das Atividades Circenses, nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.
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Publicado
29/04/2021
Como Citar
Messias, A. M., & Impolcetto, F. M. (2021). Atividades circenses na educação física: possibilidades e limites para a educação infantil. MOTRICIDADES: Revista Da Sociedade De Pesquisa Qualitativa Em Motricidade Humana, 5(1), 96–105. https://doi.org/10.29181/2594-6463-2021-v5-n1-secesp-p96-105
Edição
v. 5 n. 1 (2021): Motricidades: Rev. SPQMH
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
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