Atividades Curriculares Desportivas: Iniciação Esportiva no Ambiente Escolar
Por Cleiton Cesar Guizzardi (Autor), Artur Lamesa Silva (Autor), Evandro Antonio Corrêa (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 282, 2021.
Resumo
Este estudo objetivou identificar a relevância das Atividades Curriculares Desportivas no ambiente escolar e as relações com a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se da pesquisa documental e da técnica de revisão de literatura exploratória, com base nos bancos de dados do Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, com levantamento quantitativo e de análise qualitativa de trabalhos acadêmicos referente a “atividade(s) curricular(s) desportiva(s)”, no período dos anos de 2000 a 2020, publicados em língua portuguesa. A partir dos dados levantados pode-se observar a promoção das Atividades Curriculares Desportivas em escolas públicas do Estado de São Paulo. Nas Atividades Curriculares Desportivas o trabalho ocorre de maneira interativa, além de vivenciar e ampliar o repertório de modalidades esportivas dos alunos, compreendendo suas regras numa perspectiva individual e coletiva, para formação integral e a preparação para o exercício da cidadania. Conclui-se que o esporte pode ser positivo na escola como conteúdo da aula de Educação Física e como modalidade das Atividades Curriculares Desportivas.
Referências
Amaral, B.P.C.L., Oliveira, E.C.S., e Anacleto, F.N. (2018). O estágio supervisionado e a escola: lócus e instância de formação de professores de Educação Física. Revista UNIABEU, 11(28). https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2995
Andreani, A., Moraes, A.G., Cavalieri, B.C., e Ferreira, L.A. (2019). Os esportes coletivos na escola: reflexões sobre as atividades curriculares desportivas. Revista Brasileira Ciência e Movimento, 27(3), 186-199. http://dx.doi.org/10.31501/rbcm.v27i3.9551
Betti, M. (1998). A Janela de Vidro: esporte, televisão e educação física. Papirus Editora.
Burnett, C. (2020). From policy to practice for school sport: Lessons from South Africa. Journal of Physical Education and Sport, 20(4), 1754-1761. https://doi.org/10.7752/jpes.2020.04238
Carone Soares, F. (2010). Realidade da olimpíada colegial do estado de São Paulo (OCESP) em relação ao discurso presente na educação física acerca da competição escolar= estudo da região leste de Campinas [Dissertação, Mestrado. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas]. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/274738