Resumo

Este estudo objetivou identificar a relevância das Atividades Curriculares Desportivas no ambiente escolar e as relações com a Educação Física. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se da pesquisa documental e da técnica de revisão de literatura exploratória, com base nos bancos de dados do Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações CAPES, Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico, com levantamento quantitativo e de análise qualitativa de trabalhos acadêmicos referente a “atividade(s) curricular(s) desportiva(s)”, no período dos anos de 2000 a 2020, publicados em língua portuguesa. A partir dos dados levantados pode-se observar a promoção das Atividades Curriculares Desportivas em escolas públicas do Estado de São Paulo. Nas Atividades Curriculares Desportivas o trabalho ocorre de maneira interativa, além de vivenciar e ampliar o repertório de modalidades esportivas dos alunos, compreendendo suas regras numa perspectiva individual e coletiva, para formação integral e a preparação para o exercício da cidadania. Conclui-se que o esporte pode ser positivo na escola como conteúdo da aula de Educação Física e como modalidade das Atividades Curriculares Desportivas.

Referências

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