Resumo

/ , 2020 100 f. :
A relação entre a Educação Física Escolar e o Esporte passou por diversas transformações ao longo do tempo. As Atividades Curriculares Desportivas (ACDs) surgiram na rede estadual de educação do Estado de São Paulo em 2001, substituindo as antigas Turmas de Treinamento, reconfigurando o entendimento do Esporte Escolar. Considerando essa mudança e o novo contexto gerado, estabelecemos como objetivo central desse estudo: identificar, analisar e compreender a importância das turmas de ACDs na visão dos agentes envolvidos no processo (Professores, Diretores e Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico) sobre a legislação vigente e a realidade atual dessas atividades nas escolas estaduais pertencentes à Diretoria de Ensino de Jaú-SP. A presente pesquisa teve caráter qualitativo, caracterizado pelo estudo exploratório e análise documental. Utilizamos como instrumento investigativo o questionário. A pesquisa envolveu a análise descritiva dos documentos e a categorização de argumentos. Participaram da pesquisa 51 professores de Educação Física, 25 diretores de escola e 1 professora coordenadora do núcleo pedagógico vinculados a Diretoria de Ensino de Jaú-SP. Os resultados apontaram uma diminuição de turmas no período analisado em detrimento das mudanças da legislação que ocorreram. Os agentes envolvidos mostraram um conhecimento superficial da legislação, muitos com uma visão do esporte de rendimento, com foco na participação nos jogos escolares semelhante às antigas Turmas de Treinamento, enquanto outros apresentaram uma visão do esporte educacional voltada para a promoção da cidadania. Apesar das ACDs estarem há quase 19 anos nas escolas estaduais, sua permanência está em xeque. A perspectiva de futuro passará por uma definição clara da legislação dos seus objetivos e na superação dos problemas identificados pelos participantes deste estudo. Uma afirmação possível é que o Esporte sempre esteve e está presente nas escolas, mas necessita ser adequado a este contexto 
 

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