Resumo

As atividades de aventura vêm conquistando a cada dia um grande número de adeptos, ainda pela própria divulgação dos meios de comunicação, tanto pela mídia ou pelas revistas especializadas, mas a sua prática e vivência ainda fica restrita aos pequenos grupos que estão relacionados aos jovens e adultos. Pois a pouca importância atribuída a tais práticas parece ser o principal condicionador de sua implementação, segundo Pereira e Monteiro (1995 apud SCHWARTZ; MARINHO, 2005) indicam que os percursos de iniciação esportiva nessas áreas, raramente, são feitos pela via escolar, sendo operados por meio de transmissão técnica para grupos interessados, em entidades especializadas, estruturadas, na maioria das vezes, por agentes cuja formação, muitas vezes, procede de cursos sem habilitações para tal. O presente estudo teve como objetivo diagnosticar e analisar a proposta curricular da disciplina de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Maringá e os projetos políticos pedagógicos das quarenta e cinco escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Maringá no ano de 2010-2011, contemplando as demais propostas pedagógicas o conteúdo ou temática “atividade de aventura, esporte radical, esporte de aventura e esporte na natureza”. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e documental. Os dados foram analisados através da estatística básica descritiva, com o uso de percentual. Os resultados compreende a necessidade de organizar, sistematizar, analisar as lacunas que ainda persistem como a relação entre o conteúdo das atividades de aventura no contexto escolar. Conclui assim a implementação de procedimentos didáticos e pedagógicos com ênfase na recreação que visa a inserir as modalidades skate, slackline, parkuor, escalada esportiva e rapel na proposta curricular da disciplina de Educação Física.