Atividades de Aventura Como Uma Prática Motora e Lúdica Vivenciada na Unati
Por Giuliano Gomes de Assis Pimentel (Autor), érika Fernandes de Almeida Arruda (Autor), Elizandro Cássaro (Autor).
Resumo
Atualmente a prática de atividades de aventura vem aumento e ganhando adeptos de várias faixas etárias, pensando assim resolvemos trabalha-las entre os alunos (as) da UNATI-UEM através do Grupo de Estudos do Lazer (GEL). Nosso objetivo primeiramente consistiu em priorizar a confiança, equilíbrio, coordenação e flexibilidade em aulas de atividades radicais como o skate, slackline, parkour, cama elástica, rapel e a escalada para a terceira idade. A princípio começamos as aulas com 11 alunos (3 homens e 8 mulheres), aplicamos o teste KTK, apenas para verificação dos parâmetros motores de coordenação, força muscular, flexibilidade, velocidade e agilidade, sem re-teste pois queríamos compreender a individualidade corporal deles, suas limitações físicas, motoras e suas valências e potencialidades, para saber posteriormente quais exercícios e postura seriam tomadas para a aprendizagem e desenvolvimento das aulas. Feito isto, começamos com exercícios que desenvolvessem a melhoria do equilíbrio postural e motor, utilizamos plataformas de equilíbrio em formato de disco com uma moldura pintada dos pés com uma bola no centro da plataforma no fundo, depois alguns exercícios na cama elástica, cordas amarradas e suspensas na árvore sendo duas onde eles tinham que transpassar até o final dos percursos, exercícios de equilíbrio no solo para aí começarmos a aprendizagem do slackline. Iniciamos com exercícios funcionais em solo e na cama elástica para o aprendizado do parkour, a escalada e o rapel foram realizados em uma parede artificial montada no local com 3,5 metros de altura por XXX largura e por último iniciamos a aprendizagem do skate apenas com movimentos de equilíbrio e sustentação em cima do skate, deslizamentos e locomoção realizados com o auxílio dos professores e ao término das aulas conseguiu-se o deslocamento individual dos participantes. Percebemos ao término das aulas que nossa metodologia foi bem produtiva e atingimos o objetivo de apresentar e desenvolver as atividades de aventura de uma maneira segura e prazerosa e que, com está experiência, pretendemos futuramente retomar o projeto e o aprendizado destas atividades.