Atividades de aventura: conteúdo a ser reconhecido pela educação física escolar
Por Rodrigo Soares Lima (Autor), Nizier Corrêa de Resende (Autor), Kássio Vinicius Castro Gomes (Autor), Raquel de Magalhães Borges (Autor).
Resumo
A Educação Física vem se legitimando enquanto área de conhecimento através das manifestações da cultura corporal. No entanto, ainda hoje, a distância entre o conhecimento historicamente produzido pela área e o conhecimento reconhecido pelos profissionais da Educação Física apresentam-se como determinantes na quantidade e qualidade dos conteúdos da Educação Física ofertados aos sujeitos. Na última década, as Atividades de Aventura conquistaram uma grande projeção na mídia de massa e no mercado, sendo absorvidas de forma consumista por grande parte da população. Assim, como ao longo da historia da Educação Física, fica a cargo de um grupo de profissionais a árdua tarefa de estudar sistematizar, planejar e implementar estas práticas contemporâneas. Aos profissionais de Educação Física, conscientes do árduo caminho a percorrer, cabe o envolvimento, qualificação e aperfeiçoamento neste campo, contribuindo, assim, para a ruptura de paradigmas, legitimando e consolidando como área a ser conhecida e reconhecida pela sociedade.