Resumo

Introdução: O Movimento Escoteiro surgiu em 1907 na Inglaterra, sendo ele desenvolvido por um militar conhecido como Baden Powell, cujo objetivo é de contribuir com a educação familiar, escolar, estando o Escotismo engajado na Educação não formal. Através de atividades diversificadas e na maioria das vezes em contato com a natureza, o Escotismo busca desenvolver seus integrantes, de 6,5 anos a 21 anos, em suas potencialidades físicas, afetivas, espirituais, intelectuais, sociais e especialmente o caráter. Através de um sistema de atividades, nas quais os jovens quando as concluem conquistam distintivos que serão costurados em seus uniformes, temos as especialidades escoteiras, que estão distribuídas em cinco área de conhecimento: Habilidades Escoteiras; Serviços;Ciência e Tecnologia; Cultura e Desportos. Dentre as diversas especialidades inclusas nos Desportos, temos dezessete que se referem a diversas modalidades de aventura, perfazendo um total de 17. A conquista da especialidade ocorre de acordo com a quantidade de itens realizados, dos descritos no guia, sendo que para o nível 1, o jovem deve realizar um terço; para nível 2, dois terços e para nível três, deve realizar todos os itens. Objetivo: analisar os itens que compõem as especialidades escoteiras das atividades de aventura, e verificar seus objetivos e estímulos à prática das mesmas. Metodologia: o estudo se baseia em uma revisão bibliográfica e análise dos itens das especialidades escoteiras relacionadas às atividades de aventura. Foi feita uma tabulação dos itens, os quais foram enquadrados em categorias diferentes referente a histórico; equipamentos; regras e segurança; execução de manobras; participação em competições; organização e participação de atividades, e filiação a entidades e cursos. Foi considerado o total dos itens de todas as especialidades. Resultados:Hist. Equip. Segur. Manobras Comp. oficiais Org. e part. Filiado Total n 28 35 35 28 10 28 8 171 %16 20 20 16 7 16 5 100 Considerações finais: é possível concluir, que as Especialidades Escoteiras, contribuem com a busca por informações, prática e conhecimento de diversas modalidades de atividades de aventura, sendo assim, uma possibilidade de despertar o interessa na prática regular ou esporádica de tais atividades, uma vez que se somar a numero de itens relacionados à pratica propriamente dita (manobras e competições e eventos), teremos um total de 39% que estimulam e precisam da prática da Atividade de Aventura.