Atividades de aventura: lazer e educação em unidades de conservação
Por Newton Norio Nabeta (Autor), Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor).
Resumo
Através de revisão bibliográfica pretendemos colaborar em entendimentos das atividades físico-esportivas em unidades de conservação (UCs) como conteúdos do lazer e da educação. Reunindo conceituações sobre os temas, identificamos características e princípios que os unem, justificando-os como domínio da Educação Física. Citaremos práticas em curso e novas propostas. A Educação Física deve rever e ampliar seus conteúdos para trabalhar efetivamente, aplicando conhecimentos de sua competência. Atuando educacionalmente, transformando o indivíduo, então a natureza. Somente após alterar a forma como as pessoas se percebem, estas saberão valorar questões exteriores. Uma forma de mostrar as inter-relações dos seres vivos e o mundo abiótico ao indivíduo, de sensibilizá-lo, é “senti-los na pele”, em contatos diretos. Através das atividades físico-esportivas em UCs. Aonde, pelo convívio com outros seres vivos e/ em ambientes naturais, cria-se o afeto. O fascínio e o amor. E conseqüente respeito. A si próprio, aos outros seres e ao nosso mundo.