Atividades de Aventura na Natureza Como Potencializadoras do Cuidado da Casa Comum: Refletindo Sobre Experiências com Trilhas Oportunizadas a Idosos
Por íris Letícia da Silva (Autor), Priscila Mari dos Santos Correia (Autor), Adriana Aparecida da Fonseca Viscardi (Autor), Juliana Araujo Klen (Autor), Alcyane Marinho (Autor).
Em XVII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Nossa “casa comum”: Natureza, vida, humanidade Vivemos (em) um mundo diverso, complexo, plural. A heterogeneidade mundana atravessa os continentes, os países, as cidades, os bairros, as comunidades. A sociedade contemporânea, pós-moderna, conserva valores arcaicos, característicos de épocas remotas da história da humanidade, ao mesmo tempo em que apresenta, cada vez mais, valores “mais atuais”, pautados principalmente no desenvolvimento tecnológico. A organicidade que mantém juntos esses elementos contrários, muitas vezes, até mesmo opostos, é o que permite compreender a realidade/complexidade (em) que vivemos por meio da noção de pós-modernidade, com tudo o que ela tem “provisória” e de “dinâmica”, conforme salienta Maffesoli (1996). “Impermanência geral das coisas, de certo modo. O que equivale a dizer que aquilo que é, nem sempre foi, necessariamente, e nem sempre será” (MAFFESOLI, 2004, p. 10).