Resumo

Este estudo objetivou identificar nos currículos dos cursos de formação inicial em Educação Física a disciplina atividades/esportes de aventura, nas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas do Brasil. A pesquisa é de ordem qualitativa e se deu por meio do banco de dados do e-MEC (site) e nos sites das instituições de ensino superior, sendo que nestes últimos buscou-se a matriz curricular ou outro documento similar que indicasse as disciplinas relacionadas as atividades de aventura. Os resultados indicaram que 351 cursos oferecem a disciplina relacionada as atividades de aventura. Destes, apenas 68, apresentaram informações quanto a ementa, objetivos e conteúdos que versam sobre a história, conceitos, planejamento, organização, prática das atividades, técnicas, risco segurança, relações com meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. Conclui-se que a temática atividades de aventura na formação do profissional de Educação Física é de relevância atual tendo em vista a dinâmica estabelecida entre os elementos que a constituem e a preparação e atuação desse profissional na sociedade contemporânea.

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