Atividades de aventura para o ensino médio: propostas inovadoras
Por Igor Armbrust (Autor), Dimitri Wuo Pereira (Autor).
Resumo
Realizamos um projeto pedagógico de escalada como alternativa para o ensino médio da Escola da Vila que os alunos poderiam escolher como opção de educação física. A estrutura do curso foi de 3 aulas na própria escola e uma viagem à Bragança Paulista para colocar em prática o aprendizado, completando 32 horas. O objetivo do estudo foi apontar os motivos que levaram os alunos a optar pela proposta e suas compreensões e sensações durante a prática. Utilizamos à abordagem qualitativa exploratória com aplicação de técnica de entrevista semi-estruturada, em 20 alunos. Os alunos afirmaram que a facilidade de se organizar para uma prática durante uma semana ao invés do semestre inteiro desperta o interesse, pois os horários intensivos chamam a atenção. Alguns apontaram entendimentos técnicos, como manusear os equipamentos, fazer o nó oito para escalar, dar segurança e a importância de não brincar quando o outro escala. Descreveram que a superação de seus limites pode ser algo levado para o dia-a-dia. Comentaram que não podiam se entregar. Sabiam da dificuldade, do medo, mas persistiam. Outro ponto em comum foi manter-se calmo e olhar a via procurando as agarras e seguir o caminho, remetendo ao dia-a-dia em que têm que estudar, prestar o vestibular e nem sempre se sair bem, mas seguir o caminho, pois, em algum momento, este pode dar certo.