Atividades de aventura: relato de experiência sobre as possibilidades para sua inserção no âmbito escolar
Por Bruno Wilwert Tomio (Autor), Giovanni Dascastagné (Autor), Alexander Klein Tahara (Autor).
Resumo
As Atividades de Aventura se caracterizam como propostas emergentes e contemporâneas, presentes em vários espaços e contextos de nossa sociedade. Tais práticas vêm sofrendo crescimento desde a década de 1990, principalmente no ramo de atividades esportivas e de lazer. O crescimento dessas manifestações ocorre devido a fatores como: divulgação midiática, inserção no universo esportivo e de alto rendimento, expansão da oferta de serviços de lazer e de turismo na natureza e também do comércio de acessórios e equipamentos destinados às suas diferentes modalidades (BETRÁN, 2003, PEREIRA; ARMBRUST, 2010). Embora seja crescente a presença das Atividades de Aventura em nossa sociedade, são poucas as vezes que estas têm sido utilizadas como conteúdo ou possibilidade educacional no âmbito escolar (ARMBRUST; SILVA, 2012, FRANCO, 2013). As pesquisas de Capaverde, Medeiros e Alves (2012) e Tomio et al. (2016) apresentaram como um dos objetivos verificar se estas práticas de aventura estavam sendo abordadas no espaço escolar, e como resultado indicaram que raramente elas eram vivenciadas como conteúdo educacional no contexto escolar.