Resumo

As Atividades de Aventura se caracterizam como propostas emergentes e contemporâneas, presentes em vários espaços e contextos de nossa sociedade. Tais práticas vêm sofrendo crescimento desde a década de 1990, principalmente no ramo de atividades esportivas e de lazer. O crescimento dessas manifestações ocorre devido a fatores como: divulgação midiática, inserção no universo esportivo e de alto rendimento, expansão da oferta de serviços de lazer e de turismo na natureza e também do comércio de acessórios e equipamentos destinados às suas diferentes modalidades (BETRÁN, 2003, PEREIRA; ARMBRUST, 2010). Embora seja crescente a presença das Atividades de Aventura em nossa sociedade, são poucas as vezes que estas têm sido utilizadas como conteúdo ou possibilidade educacional no âmbito escolar (ARMBRUST; SILVA, 2012, FRANCO, 2013). As pesquisas de Capaverde, Medeiros e Alves (2012) e Tomio et al. (2016) apresentaram como um dos objetivos verificar se estas práticas de aventura estavam sendo abordadas no espaço escolar, e como resultado indicaram que raramente elas eram vivenciadas como conteúdo educacional no contexto escolar.