Resumo

Introdução: A dança folclórica faz parte da cultura nacional dos povos, além de ser uma atividade física específica útil para as aulas de Educação Física. A utilização da dança folclórica como método físico-educacional valoriza os valores culturais da nação, sendo útil conhecer as atuais abrangências e limitações de seu uso, permitindo traçar futuras ações especializadas para a tomada de decisão no processo de gestão ensino-educacional. Objetivo: Diagnóstico preliminar da situação das danças folclóricas equatorianas nas aulas de educação física da Unidade Educacional “Nueva Aurora”. Métodos: Pesquisa descritivo-explicativa com orientação exploratória e comparativa, estudando uma amostra representativa de alunos da referida unidade educacional (176, ambos os sexos), e a população de professores (46 sujeitos). É aplicada uma pesquisa com seis indicadores de análise. Resultados: É definido um baixo nível de aproveitamento (Alunos: 81,25%; Professores: 95,65%), frequência (Alunos: 91,48%; Professores: 95,65%) e variabilidade (Alunos: 97,16%; Professores: 97,83%) no uso de danças folclóricas na unidade educacional, enquanto os indicadores de preferências de gosto (Nível Superior - Alunos: 38,07%; Professores: 88,64%) e motivação para a prática obtêm um valor adequado de alto nível (Alunos: 48,30%; Professores: 77,27% ) Por outro lado, define-se um nível de conhecimento predominantemente baixo sobre as danças folclóricas equatorianas (Nível Baixo - Alunos: 60,80%; Professores: 50%). Conclusões: Os resultados obtidos justificam um plano de ação para a promoção da dança folclórica equatoriana na Unidade Educacional, recomendando ações especializadas que incluam processos de aperfeiçoamento profissional, enfatizando sua dimensão prática.

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