Atividades de Lazer Como Possibilidade de Inclusão Social: Uma Experiência com as Crianças da Comunidade Jardim Gonzaga
Por Kergilêda Ambrosio de Oliveira Mateus (Autor), Edmacy Quirina de Souza (Autor).
Resumo
O estudo aborda uma inserção de campo na estação comunitária do Bairro JardimGonzaga em São Carlos, onde acontece o projeto de extensão “Vivências em AtividadesDiversificadas de Lazer” do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana –UFSCAR. Por meio da observação participante, objetivamos conhecer processoseducativos presentes nas práticas sociais vivenciadas pelas crianças durante aparticipação destas nas atividades de lazer realizadas naquele espaço. Com essainvestigação identificamos processos educativos gerados pelas praticas sociaisvivenciadas pelas crianças, dentre elas: o cuidar, o afeto, o aprender brincando, aconstrução da autonomia, o exercício da democracia e o poder de decisão, o trabalhocoletivo, a solidariedade e respeito pelo outro e pelo meio onde vivem.