Resumo
Esta dissertação de mestrado, que versa sobre o tema da educação gerontológica, teve os seguintes objetivos: investigar as atividades educacionais oferecidas à população idosa no município de Niterói; identificar os principais blocos de atividades oferecidos para os(as) idosos(as) e categorizar as ofertas educacionais para esta população. Para tanto, foi utilizado o referencial teórico da educação gerontológica (FARIA JUNIOR, 1997; 1998; 1999; 2000; 2003; 2004; 2005; SILVEIRA, 2001, BOTELHO, 2005). Este estudo descritivo utilizou uma pesquisa bibliográfica e análise documental que, por sua vez, compreendeu documentos públicos, privados e do terceiro setor. O principal instrumento para a coleta de dados foi o questionário. Além disso, foi realizada uma análise de conteúdo por meio da construção de um quadro de categorias, como sugere Laurence Bardin (1977), e, para auxiliar no tratamento e na apresentação dos dados, foi utilizada a estatística descritiva. O corpus de análise foi composto por duas listas elaboradas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Niterói e congregou sessenta e sete (67) instituições. Os principais resultados são: sessenta e seis instituições retornaram o questionário. Destas, trinta e três instituições acusaram o oferecimento de atividades educacionais para pessoas idosas durante o ano de 2005. O maior índice, por tipo de instituição, foi de filantrópicas, com dez (10); em seguida, representação comunitária (07) e ‘ONGs’ (07) totalizaram catorze (14); instituições privadas apresentaram cinco (05); os menores índices foram relativos às organizações da sociedade civil de interesse público e às instituições públicas, cada uma com duas (02). Com relação à distribuição espacial, a Região das Praias da Baía – 21 – congregou 64% das instituições. Por sua vez, a Região Norte – 08 – contabilizou 24% das instituições. Em terceiro aparece a Região de Pendotiba – 03 –, com 9%. Em quarto surge a Região Oceânica – 01 –, com 3%. A Região Leste – 0 – apresentou 0%. Com relação aos tipos de atividades educacionais, a categoria com maior índice foi atividades artísticas, com 24; a segunda foi atividades físicas, com 23; em terceira, surgem as categorias atividades culturais e de promoção da saúde, ambas com 21; ainda com um bom índice, aparece a categoria atividades de lazer, com 19; muito abaixo vem a categoria ensino de línguas, com 07; e com menor índice, ensino de informática, com 05.