Resumo
Atualmente, os profissionais da área de Educação Física são desafiados a adequar os currículos às novas diretrizes e novas demandas da sociedade. Surge, então, o seguinte questionamento: “qual conteúdo alternativo, ministrado nas aulas de Educação Física, pode ser útil para a educação agrícola?” No tratamento dessa problemática, a presente investigação sustenta a hipótese de que, no colégio agrícola, o ensino da Educação Física tem a necessidade de proporcionar aos alunos momentos mais significativos através da inclusão das AFAN (Atividades Físicas de Aventura na Natureza) como novas perspectivas a serem inseridas no Colégio Agrícola “Senador Carlos Gomes de Oliveira”- CASCGO. A partir do objetivo geral, identificam-se atividades relacionadas às AFAN que podem ser focadas no ensino da Educação Física e subsidiadas numa perspectiva interdisciplinar do ensino agrícola. As AFAN abordam diversos assuntos importantes para a melhoria da qualidade de vida: esportes, corporalidade e legitimidade da Educação Física escolar, interdisciplinaridade, temas transversais, ecologia, ecoturismo, trilha ecológica, e, até mesmo a interface entre a Educação Física, Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável. Ao abordar os aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa, define-se uma nova proposta de conteúdos alternativos da Educação Física no CASCGO. As estratégias e o aprofundamento da investigação, compreendem a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário e a análise dos mesmos. A partir dos dados coletados, identificam-se as categorias como a avaliação da disciplina no CASCGO, sua carga horária e conteúdo, a relação entre Educação Física e outras áreas de conhecimento do curso técnico em Agropecuária, a interdisciplinaridade, viabilidade e prática das AFAN nas aulas de Educação Física. Analisando o tipo de prática e conteúdo que se ministra no cotidiano escolar do colégio agrícola, procura-se apresentar uma Educação Física inovadora, evidenciando um componente curricular significativo tanto para o professor, quanto para o aluno, onde ele deixa de ser somente receptor e adestrado, manifestando a importância das atividades físicas de aventura na natureza em seu cotidiano dentro e fora do âmbito escolar. Os resultados desta pesquisa apontam que a implementação das AFAN como perspectiva para o ensino da Educação Física no CASCGO está dentro das expectativas dos alunos devido à carência de espaços de lazer, dentre as quais se destacam as seguintes modalidades: Arvorismo, Trilha Ecológica e Escalada Esportiva. Ao analisar as AFAN como perspectivas para o CASCGO constatou-se que dentre as suas diversas modalidades, a trilha ecológica é a atividade que mais propicia uma interface entre a Educação Física e a Educação Ambiental, enquadrando-se perfeitamente em nossa instituição de ensino agrícola. Portanto, confirma-se que entre as modalidades de AFAN sugeridas, especificamente a Trilha Ecológica é a mais propícia para o CASCGO. Acredita-se que as AFAN, como conteúdo da Educação Física na Educação Agrícola possa ser significativo no desenvolvimento da formação integral dos nossos alunos.