Resumo

Este trabalho teve como objetivo propor a estruturação de um programa de Educação Física adequado ao desenvolvimento da criança, fundamentado nos elementos básicos de Ginástica Artística e Ginástica Rítmica Desportiva e destinado a 1 fase do 1 grau. A justificativa desta proposta educacional está baseada no princípio que diz que o processo ensino-aprendizagem deve respeitar as características respectivas a fase em que a criança se encontra. Dos 6 aos 10 anos de idade as necessidades de movimento são compatíveis com as atividades proporcionadas por essas modalidades de esporte. Ao se pensar na elaboração de um programa de Educação Física Infantil que possa atender às expectativas, potencialidades e limitações da criança deve-se levar em consideração a realidade escolar e, para tanto, foi preciso uma análise da atual situação da Educação Física nas escolas da rede Particular, Estadual e Municipal da cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Os dados dessa pesquisa qualitativa foram coletados através de questionários e entrevistas que trouxeram â verificação o pensamento dos professores da área e o conhecimento das condições de trabalho que as escolas oferecem. Pode-se concluir que esses profissionais visualizam a Ginástica apenas como finalidade competitiva, desconhecendo a verdadeira relação que os movimentos fundamentais destas atividades tem com o desenvolvimento integral do aluno, favorecendo os três domínios do comportamento, cognitivo, afetivo-social e motor. A falta desta visão educacional da Ginástica como elemento contribuidor do processo de ensino mostra a importância de se divulgar uma proposta onde aspectos relevantes do crescimento infantil sejam correlacionados com atividades psicomotoras para crianças dos 6 aos 10 anos de idade.

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