Resumo

Esse estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo refletir sobre as atividades de aventura e suas relações com a atuação do profissional da área de Educação Física e foi realizado em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica acerca das atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) e a segunda uma pesquisa exploratória, desenvolvida por meio da aplicação de um questionário aberto como instrumento para a coleta de dados com 46 alunos do 2° ano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Unesp, Campus de Rio Claro. O instrumento foi aplicado após as vivências de bóia-cross e treking, na cidade de Brotas, SP. Os resultados obtidos com este instrumento foram analisados descritivamente, por meio da técnica de análise de conteúdo temático indicando que 57% dos alunos responderam que as principais relações entre as AFAN e a Educação Física estão ligadas ao preparo físico, à segurança, à promoção da saúde e do bem-estar, 43% apontaram outros aspectos como, por exemplo, a possibilidade de realizar atividades diferentes no tempo livre, de propiciar aos alunos momentos de integração social e com a natureza, de poder desenvolver valores de cidadania e preservação do meio ambiente e citaram, até mesmo, a descoberta dos limites de cada um favorecendo uma abordagem psicosocial de fatores como o medo e o prazer. Pode-se observar, então, que as relações entre a Educação Física e as AFAN são diversas e perpassam diferentes aspectos de estudo na motricidade humana, sejam eles psicológicos, biodinâmicos, fisiológicos, culturais ou relacionados ao lazer e à saúde, ficando evidente a significativa e fundamental importância destas para uma atuação e formação mais ampla e completa dos profissionais da área. Portanto o estudo destas relações merecem uma maior atenção podendo ser um campo fértil de importantes avanços e reflexões.