Atividades Físicas de Aventura na Natureza: Uma Abordagem na Disciplina Educação Física em Escolas Públicas de Alagoas
Por Antônio Passos Lima Filho (Autor), Henry Lima Martins (Autor), Mércia Lamenha Medeiros (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O crescente interesse pelas atividades físicas de aventura na natureza em todo o Brasil, pode levar a inserção dessas atividades no contexto escolar, nas aulas de educação física. Em Alagoas (Brasil), mesmo com potencial para o desenvolvimento destes tipos de práticas, observa-se que a Educação Física escolar segue ainda um modelo único, com esportes tradicionais. O objetivo deste trabalho foi verificar a receptividade dos discentes de escolas públicas de Alagoas sobre a inserção das referidas atividades nas aulas de Educação Física, a fim de subsidiar novas propostas de ensino e atuação docente. Pesquisa qualitativa, descritiva, com procedimentos técnicos de pesquisa de campo. Foi aplicado instrumento com questões abertas e fechadas, em 32 estudantes e 5 professores, de escolas públicas, localizadas em Maceió. Verificou-se que já existem grupos de adolescentes praticando essas atividades (Le Parkour, Skate e BMX), sinalizando que haveria facilidade em aplicar essa experiência nas aulas de Educação Física. Notou-se discrepância entre teoria e prática na atuação dos docentes, muitos conhecem e vivenciam, mas não as incluem em suas aulas e, quando incluem, isto, ocorre apenas de forma teórica. Para tanto esses profissionais precisariam de autonomia, criatividade e qualificação específica, com a inclusão desses conteúdos na formação docente em Educação Física no país. Observando o cotidiano escolar, procuramos apresentar a possibilidade de uma Educação Física inovadora, evidenciando essas práticas enquanto componente curricular significativo, interdisciplinar e dinâmico tanto para o docente quanto para o discente.