Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de um programa de atividades físicas sobre os estados emocionais de 20 estudantes universitários, com base em seus relatos verbais. Como medida de estados emocionais, foi utilizado o POMS ? Perfil de Estados Emocionais (Profile of Mood States), que foi traduzido e adaptado para este trabalho. O POMS foi aplicado antes, após e a cada 15 dias durante o programa de atividades físicas. No pré-teste os sujeitos também preencheram um questionário; durante o período de realização do programa de atividades físicas preencheram um ?diário? e no final do estudo participaram de uma entrevista. As atividades físicas foram baseadas em trabalhos de Lowen e de Iwanowicz e ocorreram em 13 sessões semanais consecutivas. Os dados foram analisados sob os aspectos estatísticos (análise univariada e multivariada) e qualitativo. Os resultados obtidos através do POMS indicaram que: o grupo passou a apresentar um comportamento mais coeso, evidenciado por uma menor dispersão das médias no pós-teste; mais da metade das variáveis apresentaram diferenças significativas quanto às médias no pós-teste; formaram-se dois conjuntos distintos, sendo o primeiro composto pelos fatores: Tensão, Raiva, Fadiga, Confusão e Depressão e outro formado pelos fatores Vigor e Amizade; os fatores Tensão, Vigor e Confusão tiveram mudanças estatisticamente significativas do pré para o pós-teste; e que o fator Tensão explica a maioria dos casos de variabilidade ocorrida do pré para o pós-teste... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital.

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