Resumo

A construção da identidade juvenil é subsidiária dos projetos que são constituídos no âmbito do lazer. Compreender como essa realidade se apresenta torna-se importante para ajudar os gestores públicos na estruturação de políticas públicas voltadas para o público jovem. O objetivo principal deste estudo foi apresentar um panorama das atividades de lazer de jovens estudantes do ensino médio nos turnos sábado à tarde, domingo pela manhã e domingo à tarde, a partir dos marcadores sociais gênero, raça, presença de alguma deficiência e nível socioeconômico. A amostra deste estudo corresponde a uma subamostra da pesquisa Mapa do Lazer Juvenil da Cidade de Canoas/RS formada por 708 alunos de escolas públicas e 253 de escolas privadas. O cenário apresentado não nos permite constituir uma idéia de juventude alicerçada por um único projeto de identidade. O gênero e a condição socioeconômica ajudam a melhor compreender as opções que são colocadas à disposição do grupo de jovens.
Palavras-chave: juventude, lazer, identidade.

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