Resumo


Muitos estudos apontam benefícios de ações em forma de cursos, como ginástica laboral, como estratégia interessante para se aprimorar diversos aspectos no contexto de empresas. Entretanto, poucos estudos têm debruçado a atenção sobre a perspectiva de inserção de atividades lúdicas no âmbito corporativo. Sendo assim, este estudo, de natureza quali-quantitativa, teve como objetivo investigar a validade e aceitação de um curso sobre atividades lúdicas no âmbito corporativo, a aceitação e receptividade referente à intervenções práticas realizadas por um grupo de 30 participantes. O curso foi oferecido no Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física da Unesp – Campus de Rio Claro/SP em junho de 2013. O estudo constou de pesquisa exploratória, desenvolvida por meio de questionário aberto como instrumento para coleta de dados, aplicado a uma amostra intencional, sendo 15 homens e 15 mulheres, adultos, com média de idade de 26 anos. Os resultados analisados descritivamente pela Técnica de Análise de Conteúdo Temático apontaram que 65% dos sujeitos não haviam realizado cursos com esta temática e não conheciam cursos voltados para esta finalidade e 35% já ouviram falar sobre o assunto, mas nunca realizaram um curso com esta temática. A maioria também relatou não conhecer métodos como o Outdoor Training, o Treinamento Experiencial ao Ar Livre e o Treinamento Lúdico Empresarial. Após a vivência prática, a maioria demonstrou que gostou do curso e que pretende trabalhar com estas atividades, sendo que 78% pretendem trabalhar com as atividades lúdicas no âmbito corporativo, não somente durante a ginástica laboral, mas por intermédio de ações em longo prazo dentro das empresas, e 22% destacaram que não pretendem trabalhar com este ramo de atividade, mas poderão, posteriormente, adaptar as atividades vivenciadas para outro público. No eixo 1 – pontos positivos, os sujeitos destacaram que, por meio as atividades lúdicas, pode-se fazer analogias com a realidade do trabalho, em seu contexto cotidiano, podendo haver melhorias, inclusive, como foi destacado,nas metas da própria empresa e na lucratividade. Houve indicação, também, de que o relacionamento interpessoal pode melhorar devido, principalmente, ao envolvimento dos trabalhadores nas atividades propostas. Essa estratégia referente ao uso do lúdico no contexto empresarial foi destacada como importante para ser desenvolvida na área da Educação Física, possibilitando reflexões e novos caminhos para resolução de problemas nas empresas. Já com relação ao eixo 2 – pontos negativos, a maioria citou a necessidade de cursos como este serem mais divulgados, além de ampliação de carga horária. No caso deste curso, a maioria dos sujeitos relatou somente haver necessidade de se realizar este curso em outros locais, ampliando assim a divulgação do mesmo. Conclui-se que o curso sobre atividades lúdicas no âmbito corporativo teve boa receptivida de e aceitação por parte dos participantes, atingindo os objetivos previamente estabelecidos, pois grande parte dos indivíduos avaliados gostou das atividades realizadas e considera importante vivenciá-las novamente. Sugere-se novos es tudos, para que, assim, as informações sobre os reais benefícios de atividades lúdicas no âmbito corporativo sejam disseminados entre a população acadêmica, os gestores e os líderes empresariais.
 

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