Atividades Lúdicas e Esportivas Desenvolvidas em Instituições de Educação Não Formal: Reflexões dos Adolescentes Institucionalizados
Por Paula M. Natali (Autor), Ercília Maria A. Teixeira de Paula (Autor).
Resumo
Este trabalho apresenta reflexões de adolescentes institucionalizados em relação às atividades lúdicas e esportivas desenvolvidas em projetos de Educação Não Formal de duas instituições da cidade de Maringá-PR. Na constituição do referencial teórico desta pesquisa foi utilizada a multirreferencialidade de Macedo (2000). Na pesquisa de campo foi adotada a técnica de grupo focal com os adolescentes das instituições. Nas transcrições e análises das falas dos adolescentes, eles atribuíam funções e conteúdos sobre a forma como as atividades lúdicas e esportivas eram realizadas nestes locais. Nestas falas foi possível observar que, nas duas instituições, existia uma forte preocupação com o preparo dos adolescentes para o mercado de trabalho e que as atividades lúdicas e esportivas não eram prioritárias. Elas eram consideradas como ocupação do tempo livre e controle disciplinar. Entendemos que estas atividades são manifestações culturais que precisam ser compreendidas em suas possibilidades e contradições. Para tanto, consideramos a reflexão sobre as atividades lúdicas e esportivas nas instituições de Educação Não Formal como um desafio a ser problematizado e discutido de forma mais aprofundada nas universidades e instituições do Terceiro Setor.