Resumo
A educação inclusiva tem como princípio básico o reconhecimento das diferenças e igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência no contexto educacional. Como disciplina curricular obrigatória, houve a necessidade da Educação Física também se adequar a essa nova proposta educativa. Tendo os jogos e brincadeiras como parte de seus conteúdos, esta pesquisa objetivou analisar as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede municipal de ensino regular, relacionando suas concepções sobre o lúdico com o modo como desenvolvem suas práticas pedagógicas com vistas à educação inclusiva. Para alcançar nosso objetivo geral, traçamos os seguintes objetivos específicos: averiguar as concepções dos professores acerca da Educação Inclusiva, do lúdico e da presença de alunos com deficiência nas aulas regulares e; identificar as atividades lúdicas que são desenvolvidas na rotina escolar e como elas são aplicadas pelos professores de Educação Física. O estudo fundamentou-se em autores que abordam a temática sobre educação inclusiva, nos documentos legais que versam sobre as políticas de Educação Especial e Inclusiva e na abordagem histórico-cultural na perspectiva de Vygotsky. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, caracterizando-se como um Estudo de Caso. Participaram deste estudo dois professores de Educação Física da rede municipal de ensino da cidade de Manaus, que possuem em suas turmas alunos com deficiência. Os procedimentos para a coleta de dados foram divididos em duas etapas: entrevista e observação. Os resultados obtidos indicaram fragilidade teórica na fundamentação das concepções destes professores sobre o fenômeno da inclusão escolar e discordância entre seus discursos e suas práticas pedagógicas. Apontaram ainda para a necessidade de mais estudos e pesquisas na área voltadas para as práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de Educação Física assim como maior investimento nas formações dos docentes por parte da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Manaus, a fim de subsidiar as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física na perspectiva da educação inclusiva.