Resumo

Nesta pesquisa nosso foco é a atividade lúdica para as crianças com câncer no ambiente hospitalar do Grupo de Ajuda à Criança Carente com câncer do Centro de Oncohematologia Pediátrica localizado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Tendo como objetivo geral analisar as atividades lúdicas para as crianças com câncer e como objetivos específicos acompanhar as vivências dos jogos-lúdicos junto às Crianças com Câncer durante as atividades do programa extensão Ludus inseridas no GAC; compreender como as atividades lúdicas perpassam a rotina antes, durante e após o tratamento das crianças com câncer a partir das falas dos sujeitos participantes nessa pesquisa realizada no GAC. Aqui entende-se que o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil e o tratamento, por muitas vezes, requer a ida para o hospital durante um longo período de tempo, o que envolve momentos estressantes nos aspectos fisiológicos, sociais e psicológicos. Com isso, a atividade lúdica se torna uma possibilidade para que as crianças consigam viver experiências o mais próximo possível da normalidade de uma infância saudável, entendendo aqui o ser como biopsicossocial e prezando pelo seu bem-estar. Metodologicamente, esta pesquisa é desenvolvida em uma abordagem qualitativa com base na hermenêutica-dialética. Além disso, a comunicação é tratada através dos dados recolhidos em fontes bibliográficas, observações das intervenções com atividades lúdicas pelo diário de campo, como também a utilização das entrevistas com as crianças (amostra de oito) e para a análise dos dados provenientes das entrevistas utilizamos a análise do discurso. A partir disso, compreendemos que as atividades lúdicas são vivenciadas o tempo todo, durante a vida das crianças com câncer independente do ambiente hospitalar, porém quando proporcionadas no âmbito do hospital, atuam como catalisadoras no processo de sua recuperação e adaptação, representando estratégia de confronto das condições adversas da hospitalização.

Acessar