Atividades Lúdicas: Uma Experiência no Ensino Superior
Por Antônio Villar Marques de Sá (Autor), Sérgio Luiz Antunes Netto Carreira (Autor).
Resumo
A pesquisa foi realizada no 1º semestre letivo de 2001 na disciplina Atividades lúdicas para início de escolarização, no curso de Pedagogia na Faculdade Educação da Universidade de Brasília (Brasil). Ao considerar que a qualidade do ensino está relacionada, dentre outras coisas, ao prazer em ensinar e em aprender, entende-se que as atividades lúdicas, pela sua própria natureza, possibilitariam uma melhor aprendizagem e consequentemente uma maior satisfação em aprender. Deste modo, centrou-se esta pesquisa no pressuposto de que esta disciplina não só possibilita momentos de aprendizagem através de atividades lúdicas, como motiva os futuros professores a pensarem e a trabalharem o lúdico em sua sala de aula. Neste sentido, considera-se que a pesquisa tenha contribuído para sinalizar um caminho onde é possível unir conteúdos curriculares com atividades que despertem maior interesse nos alunos. A coleta de dados foi feita através de entrevista não estruturada, questionários e observação partici.