Resumo

Objetivo:
As Síndromes Neurológicas são um grupo de doenças hereditárias degenerativas progressivas, com distúrbios dos sistemas sensoriais e motores, afetando o cerebelo e as funções coordenativas. As atividades aplicadas tiveram como objetivo desenvolver as valências psicomotoras em alunos com doenças neuromusculares, participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Metodologia e resultados:
O grupo observado é composto por 10 participantes adultos de ambos os gêneros com idade entre 14 e 80 anos. As aulas aconteceram duas vezes por semana, com 75 minutos de duração. As atividades físicas realizadas tinham como objetivo o desenvolvimento de 1. Habilidades motoras: locomoção (manejo de cadeira de rodas), quadrupedia, sextupedia, rolamento, manipulação (coordenação motora fina, lançamentos, encaixe e desencaixe, pinturas, recortes e colagem). No aspecto cognitivo utilizamos a formação de palavras, sequência lógica, através jogos individuais e coletivos e atividade lúdicas. Para uma análise mais precisa, após cada aula ministrada são feitos os registros em fichas individuais a respeito do desempenho destes nas atividades propostas. Através das avaliações diárias e semestrais (duas anuais), observou-se melhoria não somente na motricidade, mas também nos aspectos sociais e emocionais, devido à convivência entre os alunos e a cooperação durante as atividades.

Conclusão:
Nesse sentido, constatamos que a atividade física poderá promover importantes adaptações, melhorando a qualidade de vida das pessoas com síndromes neurológicas, sendo um mecanismo importante para o desenvolvimento integral do aluno.