Atividades Motoras Para Crianças e Adolescentes com Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância
Por Ana Paula do Amparo Gonçalves (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Ewerton de Souza Bezerra (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
A Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância (ECNPI) ou Paralisia Cerebral (PC) é uma lesão do sistema nervoso central ainda imaturo que se manifesta clinicamente por alterações do movimento, da postura, do equilíbrio, e coordenação. O objetivo do trabalho foi a realização de atividades que estimulassem o desenvolvimento neuropsicomotor normal (DNPMN), e as habilidades sociais dos alunos participantes.
Metodologia e resultados:
A turma de Paralisia Cerebral é formada por 17 alunos com graus variados de ECNPI e idade entre 2 e 16 anos. As atividades são iniciadas com alongamentos, mobilizações articulares, treino de equilíbrio e de força muscular, seguindo com atividades que estimulem o DNPMN, como rolar, engatinhar, deambular e manipular objetos variados. As aulas são realizadas, as terças e quintas-feiras, durante 75 minutos no ginásio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. No decorrer do ano foram observadas melhoras no DNPMN de alguns alunos, pois os mesmos adquiriram novas habilidades e melhoraram as que já possuíam. Foi observada também, uma melhor interação uns com os outros e maior participação nas atividades.
Conclusão:
Foi concluído que é importante haver repetições dos exercícios e das atividades realizadas, visto que os alunos necessitam de alongamentos e mobilizações diárias, e de tempo diferente para adquirir ou melhorar uma habilidade. Foi percebido também que quanto mais lúdicas forem as atividades maior é o interesse por parte dos alunos, que realizam tais atividades com mais entusiasmo, contribuindo para uma melhor evolução motora dos mesmos.