Resumo

Instituições de ensino infantil privilegiam os processos do cuidar, voltados aos cuidados primários mas limitam o movimento e a espontaneidade das crianças, sendo necessário incluir na rotina atividades motoras. Objetivo: implementar atividades ritmicas e expressivas na rotina de uma Instituição de Ensino Infantil (IEI). Procedimentos investigativos: Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em uma IEI pública de Piracicaba, SP. Participaram do estudo a coordenadora da escola, quatro professores regentes das salas, seus vinte alunos e seus respectivos pais. A rotina da escola antes do programa foi observada in locu e em documentos. O planejamento, implementação e avaliação do programa foi feito em conjunto com os professores e coordenação através de reuniões semanais e as aulas foram realizadas duas vezes por semana, para as crianças, com registro em diário de campo e com questionário/entrevista após o termino de cada semestre. Com os pais foram realizadas reuniões no início, no meio e no final de cada semestre, incluindo atividades com as crianças e diálogos sobre o programa. Resultados: Não havia atividade motora sistematizada antes do início do programa, nem espaço destinado a isso, razão pela qual a instituição solicitou o estudo. A instituição cedeu uma sala, que foi equipada, onde ocorreram as aulas. Foram vivenciadas habilidades motoras básicas, expressões corporais, imitação de animais, exploração de materiais e de diferentes rítmicos musicais. Pais relataram melhoria do atendimento a partir das mudanças implementadas na rotina e que as crianças passaram a realizar estas atividades em casa. Professores oportunizaram vivências das mesmas também em outros dias da semana e relataram que estabeleceram relações importantes e fortaleceram vínculos, houve otimização de conhecimentos e experiências através de diálogos entre os profissionais de Pedagogia e Educação Física. Considerações finais: As mudanças implementadas, tanto no espaço físico, com a montagem de um espaço adequado para prática motoras, bem como com a mudança na rotina, com implementação de atividades motoras, constituíram-se em uma experiência interdisciplinar rica, que trouxe aderência a atividade motora pelas crianças.

Acessar