Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar qual a perceção dos indivíduos das capacidades desenvolvidas e dos fatores importantes para a formação nas atividades náuticas de lazer e recreação. Com base em estudos anteriores elaborámos um questionário estruturado em dois grupos de perguntas, um primeiro grupo associado aos fatores importantes para a formação nas atividades náuticas e um segundo grupo associado às capacidades desenvolvidas pelas atividades, que foi aplicado a uma turma de alunos do 3º ano da licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira, no âmbito da Unidade Curricular de Turismo, Lazer e Recreação após a realização de três atividades náuticas distintas (canoagem, mergulho, snorkeling). Identificámos que os fatores mais valorizados por esta amostra foram o divertimento e os desafios, apesar da sua importância variar de acordo com as atividades realizadas, já nas capacidades são destacadas a capacidade de socialização, a capacidade técnica e aquisição de skills, autoconfiança, etc., não existindo, contudo, nenhuma que seja transversal às três atividades. Dos resultados obtidos julgamos poder concluir que este instrumento (questionário) em conjunto com o Modelo das Atividades Desportivas de Adaptação ao Meio pode permitir relacionar a forma como as atividades foram realizadas e os comportamentos solicitados aos indivíduos, assim como levantar um conjunto de hipóteses que permitem ajustar a quantidade, intensidade e frequência dos estímulos na operacionalização das atividades de modo a obter os efeitos formativos pretendidos.

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