Atividades Náuticas de Lazer e Recreação. Percepção das Capacidades Desenvolvidas e Fatores Importantes na Formação
Por Ana Catarina Rocha Mendes Fernando (Autor), António Manuel Neves Vicente (Autor), João Filipe Pereira Nunes Prudente (Autor), Helder Manuel Arsénio Lopes (Autor), Joana Catarina Marques Simões (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 23, n 245, 2018. Da página 18 a 33
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar qual a perceção dos indivíduos das capacidades desenvolvidas e dos fatores importantes para a formação nas atividades náuticas de lazer e recreação. Com base em estudos anteriores elaborámos um questionário estruturado em dois grupos de perguntas, um primeiro grupo associado aos fatores importantes para a formação nas atividades náuticas e um segundo grupo associado às capacidades desenvolvidas pelas atividades, que foi aplicado a uma turma de alunos do 3º ano da licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira, no âmbito da Unidade Curricular de Turismo, Lazer e Recreação após a realização de três atividades náuticas distintas (canoagem, mergulho, snorkeling). Identificámos que os fatores mais valorizados por esta amostra foram o divertimento e os desafios, apesar da sua importância variar de acordo com as atividades realizadas, já nas capacidades são destacadas a capacidade de socialização, a capacidade técnica e aquisição de skills, autoconfiança, etc., não existindo, contudo, nenhuma que seja transversal às três atividades. Dos resultados obtidos julgamos poder concluir que este instrumento (questionário) em conjunto com o Modelo das Atividades Desportivas de Adaptação ao Meio pode permitir relacionar a forma como as atividades foram realizadas e os comportamentos solicitados aos indivíduos, assim como levantar um conjunto de hipóteses que permitem ajustar a quantidade, intensidade e frequência dos estímulos na operacionalização das atividades de modo a obter os efeitos formativos pretendidos.