Atividades Pedagógicas em Uma Turma de Educação Física com Deficiências Múltiplas
Por Karoline Lima de Oliveira (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Rozimilce de Souza Moreira (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Desenvolver atividades que estimulem os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, através de atividades lúdicas e de manipulação para uma turma de adulto com deficiências múltiplas.
Método e Resultados:
O Programa de Atividades Motoras para Deficientes - PROAMDE, pólo Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF da Universidade Federal do Amazonas, atende nove turmas com pessoas com vários tipos de deficiências, divididas por idade e/ou tipo de deficiência. O trabalho apresentado foi realizado em um grupo de alunos adultos com deficiências múltiplas sendo 18 mulheres e 13 homens, acompanhados pelos pais e responsáveis. O programa ocorre duas vezes na semana às terças e quintas-feiras, no final das aulas de educação física no momento da volta a calma, com quinze minutos de duração, são utilizados recursos pedagógicos como: caixa tátil, alinhavo, encaixe, desenhos, dramatizações e seqüência lógica. Observou-se que os trabalhos realizados com material concreto obtiveram êxito, permitindo uma maior funcionalidade na execução dos exercícios tornando a aprendizagem mais efetiva e significativa, respeitando o ritmo do aluno.
Conclusão:
A aprendizagem é um processo complexo que acontece no interior do individuo, pode-se entender que quando ocorre um desvio físico, intelectual ou sensorial a pessoa não está ajustada aos padrões da maioria. Portanto, as atividades realizadas com material concreto favoreceram a memorização e atenção na estimulação de habilidades interpessoais, tornado as atividades mais efetiva e prazerosa.