Resumo

Este estudo visou destacar a importância das aulas de Educação Física ajustadas às necessidades corporais dos alunos no período de formação profissionalizante, utilizando atividades específicas absorvidas das práticas psicomotoras. A pesquisa procurar constatar estatisticamente que jovens matriculados regularmente em curso de formação voltado para a aprendizagem profissionalizante da cidade do Rio de Janeiro, que não praticam aulas de Educação Física na escola, apresentam melhora significativa no desempenho da motricidade, após serem submetidos a um programa específico de atividades fundamentadas na educação psicomotora, fato este constatado através dos resultados obtidos pelo pré e pós-teste em dois grupos distintos denominados respectivamente de experimental e de controle. A escolha das atividades propostas para o grupo experimental resultaram da experiência e formação da autora em psicomotricidade. Procurando fundamentar o presente estudo, a revisão da literatura abordou a questão da Educação Física e da Psicomotricidade através de seus respectivos objetos de estudo e da aplicabilidade dos mesmos, encontros, conexões e diferenciações, bem como de contribuições dos estudos sobre Ergometria e Ergomotricidade colocando em destaque a importância da Psicomotricidade enquanto técnica corporal facilitadora na aprendizagem profissionalizante.

Acessar