Atividades Psicomotoras e o Desenvolvimento Integral de Adolescentes Deficientes
Por Ellen Bruna Limeira de Alencar (Autor), Kathya Augusta Thomé Lopes (Autor), Minerva Leopoldina de Castro Amorim (Autor), Ewertton de Souza Bezerra (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
O objetivo desse trabalho foi proporcionar atividades psicomotoras variadas que trabalhassem as áreas cognitivas, afetivas, sociais e motoras do desenvolvimento integral dos adolescentes com deficiência física e intelectual participantes do Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Universidade Federal do Amazonas.
Métodos e resultados:
As atividades foram realizadas em um período de oito meses, de março a outubro de 2011, duas vezes por semana e 75 minutos por sessão, distribuídos em: 10 minutos para alongamento; 40 minutos para parte principal constituída por três atividades; intervalo de 5 minutos para hidratação e 15 minutos de atividade de volta á calma. Participaram desse estudo 36 adolescentes com deficiência (26 deficientes intelectuais; 6 deficientes físicos; 13 com paralisia cerebral e 3 com múltiplas deficiências). As atividades proporcionadas tiveram impacto positivo sobre o desenvolvimento integral dos alunos. Muitos destes passaram a interagir como grupo, tornando-se mais comunicativos e participativos nas aulas, além de se tornarem mais independentes nas execuções das atividades em relação aos seus acompanhantes. Melhoras importantes foram observadas em relação à percepção do corpo e do espaço, a capacidade de raciocínios lógicos e rápidos, a criatividade e a hábitos de comportamento que asseguram sua autonomia e independência no cotidiano social.
Conclusão:
As atividades psicomotoras poderão ser um instrumento essencial para o desenvolvimento integral daqueles que as praticam, contribuindo para a melhoria das habilidades funcionais sendo necessária a prática regular das mesmas.